100 Anos

Composta por 16 episódios protagonizados por historiadores e pensadores contemporâneos, a série ‘100 Anos de Cultura e Conflitos’ tenta colocar em perspectiva eventos ocorridos no último século que, cada um à sua maneira, fundaram parte da estrutura cultural do Brasil de hoje.

Com direção de João Batista de Andrade, a série guia o espectador por diálogos acerca da sequência de eventos ocorridos no início do século XX que contribuíram cultural e politicamente para a trajetória incerta da República e da Democracia.

Episódio 3: A Semana de Arte Moderna

26min
Pensadores questionam quem entra ou não na modernidade brasileira, se índios, negros, mulheres e se há um movimento permanente de recuperação, incorporação e revisão desses marcos históricos.  
1922 foi o tempo em que os intelectuais estavam querendo romper com as tradições, já estavam alimentados de uma reflexão muito grande e de um tradicionalismo que machucava o Brasil.  

Quando pensamos em movimentos como a Greve Geral de 1917, a Marcha dos 18 em Copacabana ou o Movimento Tenentista, 1922 é uma movimentação da sociedade civil muito forte. Para estudiosos do assunto, as décadas de 1910 e 1920 precisam ser repensadas e considerar que 1922 está nesse caldeirão de crítica e apelo por renovação. 

Classificação indicativa: Livre