100 Anos

Composta por 16 episódios protagonizados por historiadores e pensadores contemporâneos, a série ‘100 Anos de Cultura e Conflitos’ tenta colocar em perspectiva eventos ocorridos no último século que, cada um à sua maneira, fundaram parte da estrutura cultural do Brasil de hoje.

Com direção de João Batista de Andrade, a série guia o espectador por diálogos acerca da sequência de eventos ocorridos no início do século XX que contribuíram cultural e politicamente para a trajetória incerta da República e da Democracia.

Episódio 4: Guerra do Paraguai

24min
Em 1 de maio de 1865 foi assinado o Tratado da Tríplice Aliança, unindo o império do Brasil com as repúblicas da Argentina e Uruguai a lutar contra o Paraguai. Estimam-se 400 mil mortos, a maior parte de paraguaios. Foi a maior guerra na América Latina.    

A importância da guerra foi tão grande que é difícil uma cidade do país que não tenha referências dessa guerra, que é a maior que o Brasil já participou, em nome de ruas, praças, avenidas e outros. Foi um grande impacto na imprensa, na cultura.   

Classificação indicativa: Livre