Programação

Hoje

20 de agosto

00:00

Tributo a Tim Maia

Especial Musical

L

O programa apresenta show homônimo, gravado no Sesc Pinheiros em fevereiro de 2013, que reúne a Banda do Síndico, Izzy Gordon, Sandra de Sá e Simoninha. No repertório, os clássicos do cantor e compositor carioca Tim Maia.

01:00

Por dentro do Poder

Contraplano

12

No episódio, o cineasta Ugo Giorgetti e o psicanalista Tales Ab’ discutem as representações sobre o poder em filmes como: O Bravo Guerreiro, Entreatos, Vocação do Poder e Brasília 18%.

02:00

Morte Roubada

Temporal

14

A série Temporal traz à cena relações intergeracionais em que experiências comuns a jovens, adultos e velhos são o foco. Neste episódio, os entrevistados falam sobre sua relação com a morte.

03:00

Tradutores: J.M. Coetzee, por José Rubens Siqueira

Tertulia

12

José Rubens Siqueira traduziu diversas obras do sul-africano J.M. Coetzee, como o livro Desonra, transformado em filme homônimo com John Malkovich no papel principal. Neste programa, Siqueira comenta aspectos da obra deste premiado autor.

04:00

A Tinta Vermelha e os Ombros de Barro

Estilhaços

12

Neste episódio, discutem-se os princípios que regem, por um lado, o trabalho dos grafiteiros e, por outro, dos escultores que trabalham com argila.

04:30

Quando a Pena do Índio Escreve

Super Libris

L

O programa apresenta o escritor Daniel Munduruku, autor de 34 livros infanto-juvenis, referência indígena e vencedor de vários prêmios no Brasil e exterior, incluindo Jabuti e Academia Brasileira de Letras, e conceitua a literatura indígena.

05:00

Coreanos

HiperReal

12

Neste programa, veremos como a segunda geração de coreanos enriqueceu a cultura brasileira ao manter as antigas tradições através da culinária, eventos, esportes e confecção de roupas, além dos conflitos existente entre os jovens e seus pais.

06:00

Funk Como Le Gusta

Instrumental Sesc Brasil

L

O Instrumental Sesc Brasil apresenta o show da banda paulista Funk Como Le Gusta, lendária por tocar funks clássicos, mixar samba, soul e música latina. No repertório, composições próprias regadas a samba, soul e black music.

07:00

Questões de Classe

Contraplano

12

Neste episódio, classes sociais em xeque na América Latina estão representadas nos filmes O Anjo Exterminador (1962), Tudo Bem (1978), Machuca (2004) e Um Lugar ao Sol (2009), comentados pelo cineasta Ugo Giorgetti e pelo psicanalista Tales Ab’ Saber.

08:00

Imprimi Potest – J. Gar.Cia Dança Contemporânea

Dança Contemporânea

L

A coreografia de Jorge Garcia é inspirada em aprovação oficial da Igreja Católica para que uma obra seja considerada arte. Busca traduzir a liberdade e a possibilidade de transformação nos corpos dos bailarinos a partir de improvisos investigando esse lugar.

09:00

Ciganos

Habitar

L

O episódio resgata as tradições dos ciganos no Brasil, a etnia Calon em maior número, além dos Sinti e os Rom, em Brasilia (DF) tem primeiro acampamento próprio. O modo nômade, o preconceito social e o analfabetismo entre os adultos marcam um povo

10:00

Praça Roosevelt

Arquiteturas

L

O programa mostra o processo de reforma e qualificação urbana sofridos pela Praça Roosevelt, no centro de São Paulo e a diversidade dos frequentadores da região.

10:30

Jorginho Neto

Passagem de som

L

O programa apresenta o trombonista Jorginho Neto que fala sobre sua formação musical, a parceria com Raul de Souza, a gravação de seus discos e o sonho de saltar de paraquedas.

11:00

A arte encantada de Luiz Hermano

Mundo da Arte

L

O MUNDO DA ARTE mostra o trabalho do artista cearense Luiz Hermano. Ele começa nas Artes Plásticas pelo desenho, depois passa para as pinturas, as esculturas e as instalações.

11:30

Chico Oliveira

Passagem de Som

L

No programa, o trompetista Chico Oliveira toca e fala sobre Bossa Nova com o violonista Diego Figueiredo e a cantora francesa Cyrille Aimée. Depois ele participa do projeto Casa do Jazz em São José dos Campos com o saxofonista Leo Gandelman.

12:00

Festival Batuque: BNegão & Seletores de Frequência / RZO

Especial Musical

10

O programa apresenta os shows das bandas BNegão & Seletores de Frequência e RZO, gravados no Sesc Santo André, durante o Festival Batuque em 2015. No repertório, rap, soul, funk e afrobeat.

13:00

Coreanos

HiperReal

12

Neste programa, veremos como a segunda geração de coreanos enriqueceu a cultura brasileira ao manter as antigas tradições através da culinária, eventos, esportes e confecção de roupas, além dos conflitos existente entre os jovens e seus pais.

14:00

Daniel Wolff

Movimento Violão

L

Daniel Wolff - primeiro músico brasileiro a receber o título de Doutor em violão, apresenta neste show gravado no Sesc Bom Retiro, em São Paulo uma mostra de sua versatilidade e refinamento como arranjador.

15:00

Ao vivo

Figuras e Vozes - Ballet Stagium

Dança Contemporânea

L

Este episódio de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo Figuras e Vozes, interpretado pelo Ballet Stagium, com coreografia, direção e música de Décio Otero, com referências ao movimento dadaísta.

16:00

Loucura e Literatura

Super Libris

12

O programa entrevista o ator, dramaturgo, escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli e investiga as relações da loucura com as artes, especialmente a criação literária. Traz ainda informações sobre Lima Barreto e o roteirista Marçal Aquino.

16:30

Joel Nascimento

Passagem de Som

L

Nesse programa Joel Nascimento e seu amigo Henrique Cazes, conhecem o ateliê do bandolinista e luthier Agnaldo Luz e fazem uma visita para Maria Luiza Kfouri, jornalista e musicóloga para um bate-papo sobre o início da sua carreira e a formação da Camerata Carioca.

17:00

Joel Nascimento

Instrumental Sesc Brasil

L

Nesse programa do Instrumental Sesc Brasil mostra o show de Joel Nascimento com seu grupo. Ele construiu uma carreira rica e variada, foi do piano clássico ao samba rasgado e tocou pelo mundo.

18:00

O Teatro e a Cidade: Teatro e Inclusão

Teatro e Circunstância

L

O programa retrata a arte como instrumento de inclusão social, através de projetos culturais, como o Fábricas da Cultura; e registra a ação de grupos teatrais junto a entidades acolhedoras de pessoas em situação de rua.

19:00

Criolo

Especial Musical

12

O programa exibe o show do cantor, compositor e rapper Criolo, gravado no Festival Batuque, no Sesc Santo André em dezembro de 2016. No repertório, rap e canções de diferentes épocas da trajetória do músico.

20:00

Igreja de São Francisco de Assis

Arquiteturas

L

O episódio desvenda a arquitetura barroca da Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto (MG), atribuída aos artífices Manuel da Costa Ataíde e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e suscita a influência dos mestres em Oscar Niemeyer e outros arquitetos.

21:00

A Grandeza das Coisas Pequenas

Super Libris

L

O programa entrevista a escritora gaúcha, Cintia Moscovich, que fala sobre o processo de fazer literatura, que para ela é, o de observar com paciência o que se narra. Temos um resumo sobre a escritora Gabriela Mistral, e as participações de Dolores Prates, a booktuber, Loren-Louise, e a cineasta Suzana Amaral.

21:30

Mauro Piva

Artes Visuais

L

Neste episódio, o artista plástico paulista Mauro Piva apresenta seu atelier, processo de criação e circula pela Exposição na Galeria Leme (São Paulo – 2013) com mostra do seu trabalho.

22:00

Diferente como todo mundo: Curta Memória

Especial Curta

L

O curta-metragem autobiográfico, dirigido por Arthur B. Senra, mescla imagens familiares de diferentes épocas e paisagens como dispositivo para construir a metáfora da memória e do esquecimento. O diretor homenageia a avó portadora de Alzheimer.

22:13

Diferente como todo mundo: Herói

Especial Curta

14

O curta, dirigido por João Pedone e Pedro Figueiredo, traz a história de uma empregada doméstica que cuida de um rapaz com capacidade mental reduzida, enquanto os pais estão fora de casa.

22:30

Jorginho Neto

Passagem de som

L

O programa apresenta o trombonista Jorginho Neto que fala sobre sua formação musical, a parceria com Raul de Souza, a gravação de seus discos e o sonho de saltar de paraquedas.

23:00

Tradutores: Gabriel Garcia Márquez, por Eric Nepomuceno

Tertulia

12

Gabriel Garcia Márquez obteve em 1982 o Nobel de Literatura por sua obra ficcional, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. O autor colombiano foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana.