100 Anos

Composta por 16 episódios protagonizados por historiadores e pensadores contemporâneos, a série ‘100 Anos de Cultura e Conflitos’ tenta colocar em perspectiva eventos ocorridos no último século que, cada um à sua maneira, fundaram parte da estrutura cultural do Brasil de hoje.

Com direção de João Batista de Andrade, a série guia o espectador por diálogos acerca da sequência de eventos ocorridos no início do século XX que contribuíram cultural e politicamente para a trajetória incerta da República e da Democracia.

Episódio 6: A Primeira República - parte 1

25min
O início do período republicano foi extremamente marcado por insatisfações, às vezes mais gerais, às vezes mais violenta, problemas sociais, mas especialmente originados por séculos de escravidão como exploração de camponeses, produziram revoltas na cidade e nos campos como a Guerra de Canudos, a Guerra de Contestado, a Revolta da Chibata que trouxeram à tona os maus tratos, revelando um país em ebulição.  
Historiadores comentam que ao mesmo tempo em que se tem uma sociedade hierárquica, fundada na escravidão, violenta, você tem largas fatias da sociedade tentando produzir uma transformação e construir um país mais generoso e includente. E essa República que foi formada é excludente, mas os excluídos criam sua própria República. 

Classificação indicativa: Livre