100 Anos

Composta por 16 episódios protagonizados por historiadores e pensadores contemporâneos, a série ‘100 Anos de Cultura e Conflitos’ tenta colocar em perspectiva eventos ocorridos no último século que, cada um à sua maneira, fundaram parte da estrutura cultural do Brasil de hoje.

Com direção de João Batista de Andrade, a série guia o espectador por diálogos acerca da sequência de eventos ocorridos no início do século XX que contribuíram cultural e politicamente para a trajetória incerta da República e da Democracia.

Episódio 5: A "Libertação" dos Escravizados

26min
A lei Áurea foi promulgada em 13/05/1888 pela Princesa Isabel na ausência do imperador, mas foi resultado de anos de lutas e muita mobilização popular, especialmente dos escravizados que ao longo dos séculos se organizaram em fugas, revoltas e se refugiaram em quilombos, especialmente na década anterior à libertação.  

Também é resultado da luta de inúmeros abolicionistas, entre eles, José do Patrocínio e André Rebouças, criadores da Confederação Abolicionista e a Lei Eusébio de Queirós que já em 1850 proibia o tráfego no Brasil. 

Classificação indicativa: Livre