100 Anos

Dois eventos que marcaram a história do Brasil estão na Série 100 anos de Cultura e Conflitos: a Semana de Arte Moderna e o Tenentismo.
Ambos de 1922, estes dois movimentos marcaram e ainda marcam tanto os caminhos e desafios culturais brasileiros, quanto a trajetória incerta de nossa República e Democracia.

Composta por 16 episódios, a série coloca em perspectiva ambos os movimentos que, de forma diferente, abraçaram ideologias à disposição naquele início de século, fundando parte da estrutura cultural do Brasil atual. Realizada a partir do diálogo com alguns dos maiores historiadores e pensadores contemporâneos.



Brasil, 2022
Direção: João Batista de Andrade

Episódio 1: A Revolta dos Tenentes

25min
Ao mesmo tempo em que se realiza a Semana de Arte Moderna e cria-se o Partido Comunista surge a Revolta dos Tenentes nos anos 1920.  

Segundo a historiadora Maria Cecilia Forjaz, autora do livro Tenentismo e Política, ela admite que escreveu a obra para entender o Golpe de 1964. Ela comenta que o Tenentismo foram alguns tenentes dos anos 20 e 30 que se tornaram presidentes. Eles tentam tomar o poder e não conseguem, mas esse desejo se realiza em 1964.  
 
Classificação indicativa: 12 anos