História de Gestos

Ficar em pé, Cair, Sentar, Saltar e Girar. Cada episódio lança um olhar sobre algumas das histórias, transformações e interações destes gestos em diferentes tempos e contextos. Propõe leituras e conexões críticas, expondo tensões políticas, sociais e econômicas que se entrelaçam aos corpos.

Construída a partir de pesquisas em diversos arquivos, a série apresenta uma colagem de imagens em que fotografias, pinturas, desenhos, gráficos, e mêmes da internet se misturam a trechos de filmes, vídeos, e obras coreográficas de artistas do Brasil e de outros países. Histórias de gestos é uma viagem por alguns gestos que conhecemos muito bem, mas que raramente interrogamos. Criada a partir do livro Histoires de Gestes – de Isabelle Launay e Marie Glon, Editora Actes Sud, Paris, 2012.


Brasil, 2023
Direção Elisabete Finger
Classificação indicativa: 14 anos

Conheça as obras utilizadas na série.

Girar

11min
O movimento giratório estaria presente na formação da nossa galáxia. Planetas e corpos celestes permanecem até hoje girando. Do macro ao microcosmos o giro pode trazer múltiplos significados: retorno ao início, passagem do tempo, fluxo infinito. Ele está em muitas danças coletivas em diversas sociedades, em brincadeiras de crianças, ou nas grandes máquinas de girar dos parques de diversões. 

O que acontece com o corpo quando giramos, e como muitos e muitas artistas têm levado ao palco esse gesto, são algumas das questões abordadas neste episódio.