O Cinema Sonhado

Em quatro episódios, a minissérie explora dois lados importantes do cinema paulista: os profissionais formados nos grandes estúdios da década de 1950 e a os primeiros alunos formados no curso de cinema da ECA – Escola de Arte da Universidade de São Paulo.
A produção reúne depoimentos de cineastas sobre acontecimentos dos anos 1960 até 1990, como o fechamento da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, a criação da ECA e a Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes.


Brasil, 2018
Direção: Ugo Giorgetti
Classificação indicativa: Livre

Pelas Ruas do Bixiga

26min
Cineastas refletem sobre a produção brasileira realizada entre 1960 e 1990, período em que o cinema foi submetido à censura e os espaços de exibição privilegiavam as produções comerciais. Com o fechamento de grandes estúdios em São Paulo, como a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, produtores e diretores ficaram desempregados e podiam ser vistos pelas ruas do bairro do Bexiga. Sem perspectiva de ganhar a vida fazendo filmes, muitos encontraram na publicidade seu porto seguro. Composta por quatro episódios, O Cinema Sonhado reúne memórias do cinema paulista, a partir de depoimentos de cineastas formados nos grandes estúdios da década de 1950, e de ex-alunos da ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP.