Brasiliana

A série mostra os quatro cantos do Brasil sob diferentes aspectos regionais da história, economia e dos costumes do nosso povo.

O Rio Paraíba do Sul

25min
Este documentário leva a um mergulho na pré-história : há milhões de anos, na região de Taubaté, existiu um lago onde viveu rica fauna, com  aves de até dois metros de altura.
Os primeiros colonizadores portugueses já transitavam pelo vale a caminho das Minas, mas uma ocupação mais intensa só ocorrerá com a expansão das lavouras de café.
Os casarios estabelecidos onde pousavam as tropas de burros definiram a vocação deste corredor de passagem. Vilarejos que tardaram a se desenvolver, até que a via Dutra e a multiplicação das indústrias atraíssem novos habitantes. Hoje são milhões ao longo do rio, uma urbanização caótica, carregada de ameaças.
Até o início do século XX o Paraíba do Sul teve preservadas suas condições naturais. Nos últimos 50 anos cresceram as agressões: ao lançamento da carga de esgotos domésticos e de dejetos industriais, soma-se a extração de areia.