Territórios Indígenas

A programação especial do SescTV faz parte do Agosto Indígena, uma ação em rede do Sesc São Paulo que valoriza e difunde a diversidade dos povos indígenas no Brasil, reunindo bate-papos, oficinas, atividades artísticas, séries, documentários e apresentações presenciais durante o mês inteiro, em diversas unidades.

Dasiwa'uburéze: Nossa cultura

51min
“Povos verdadeiros”, como se autodenominam os indígenas da etnia Xavante A’uwe Uptabi, vivem distribuídos em 186 aldeias localizadas na região compreendida pela Serra do Roncador e o Vale do Rio das Mortes, no Estado do Mato Grosso. As iniciativas pela preservação de sua identidade e os rituais ligados à cultura da etnia Xavante, são reveladas no documentário Dasiwa'uburéze – Nossa Cultura, dirigido por Cristina Flória e Wagner Pinto.  

Através do Dasiwa'uburéze, conhecimento ancestral, na língua a'uwê, os anciãos xavantes narram a criação do sol e da lua e a origem de seu povo. A produção destaca a importância dos anciãos que apesar de toda a interferência do homem branco, preservam a cultura de seu povo para as futuras gerações. 

Brasil, 2014
Direção:
Cristina Flória e Wagner Pinto
Classificação indicativa: Livre