Super Libris

Super Libris aborda o universo da leitura e da literatura com entrevistas de autores brasileiros e profissionais da área: os caminhos da criação do livro, técnicas e estilos literários, críticas, influências e referências de escritores novos e consagrados.


Brasil, 2015-2023
Direção: José Roberto Torero

Operários do Mundo, Escrevei!

26min

Durante o Realismo e o Naturalismo, autores, principalmente de esquerda, se engajavam para representar os operários com assumida conotação social. Na década de 50, surge uma corrente de escritores que se ocupa de revelar a vida desses trabalhadores e entre eles está Roniwalter Jatobá, entrevistado deste episódio. No quadro Pé da Página, ele fala sobre seu dia a dia escrevendo e como começou na profissão e em Primeira Impressão, recomenda Crônicas Antológicas, de Lourenço Diaféria.

Na seção Orelhas, Bertolt Brecht e Charles Dickens ganham destaque. Em Prefácio, a editora Dolores Prades recomenda o livro Greve, escrito e ilustrado por Catarina Sobral. Quarta Capa traz o booktuber Sam Adam com a indicação de 1984, de George Orwell. Ptolomeus apresenta a Biblioteca Comunitária Vila das Torres em Curitiba. 

Classificação indicativa: Livre