Sonora Brasil

Criada a partir de um projeto do Departamento Nacional do Sesc, a série difunde expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e traz, a cada episódio, apresentações de grupos e artistas tradicionais de diversas regiões do país.

Direção: Romi Atarashi

Quarteto Colonial

55min

O Quarteto Colonial, do Rio de Janeiro, apresenta músicas sacras compostas por autores brasileiros, como forma de mostrar a riqueza sonora dos cânticos de devoção da tradição católica. O grupo parte da obra do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830), que foi mestre de capela da Sé do Rio de Janeiro e, posteriormente, da Capela Real, e passa por compositores de vários períodos até chegar à atualidade. O repertório inclui ladainha, réquiem, procissão, Ave Maria e outras manifestações de autores como Heitor Villa-Lobos, João Guilherme Ripper, Lobo de Mesquita, Alexandre Schubert e outros.

O Quarteto Colonial é formado por Doriana Mendes (Soprano), Daniela Mesquita (Contra-alto), Geilson Santos (Tenor) e Luiz Kleber Queiroz (Barítono).