Feito Torto Pra Ficar Direito

Artefatos rudimentares à primeira vista, os barcos tradicionais em madeira são máquinas refinadas de navegar. Adaptados a cada recanto da costa, dos rios e das lagoas do Brasil, eles participam da maioria das paisagens mais conhecidas de todas as regiões do país.

Ao longo de 10 episódios, a série "Feito Torto Pra Ficar Direito" documenta o vasto patrimônio naval tradicional brasileiro e discute os aspectos socioambientais das atividades náuticas em diferentes regiões do país.

Brasil, 2019
Direção: Bhig Villas Boas e Vanessa Leal
Classificação indicativa: 10 anos

Episódio 2: Sobre Homens, Barcos e Baleias

42min
Neste segundo episódio, as tradições orais e a memória, que muitos acreditam ser apenas 'histórias de pescador', são contadas com riqueza de detalhes. Pescadores ensinam como cada barco é projetado, executado, qual sua finalidade e os ciclos de pesca. 
Santa Catarina possui uma expressiva frota de barcos tradicionais. Além dos botes utilizados na pesca semi-industrial, ainda encontram-se navegando algumas baleeiras e as canoas de borda, embarcações largamente utilizadas na tradicional pesca da tainha. Mestres de estaleiros mostram a última baleeira em construção e embarcações centenárias, como a "Canoa Ana Rosa", pertencente a uma família há mais de 200 anos.