Feito Torto Pra Ficar Direito

Artefatos rudimentares à primeira vista, os barcos tradicionais em madeira são máquinas refinadas de navegar. Adaptados a cada recanto da costa, dos rios e das lagoas do Brasil, eles participam da maioria das paisagens mais conhecidas de todas as regiões do país.

Ao longo de 10 episódios, a série "Feito Torto Pra Ficar Direito" documenta o vasto patrimônio naval tradicional brasileiro e discute os aspectos socioambientais das atividades náuticas em diferentes regiões do país.

Brasil, 2019
Direção: Bhig Villas Boas e Vanessa Leal
Classificação indicativa: 10 anos

Episódio 4: Herança Colonial

42min
O litoral da Bahia foi a porta de entrada das embarcações portuguesas a partir de 1500 e na cidade de Valença recebiam os reparos necessários para seguir viagem. Assim foi criado o primeiro polo naval do Brasil. O episódio documenta os mestres que ainda resistem nessas construções, os estaleiros e as duas principais embarcações da região: as canoas baianas e os saveiros. Navegue no "Sombra da Lua", lendário saveiro tombado pelo IPHAN e conheça a luta da ONG Viva Saveiro pela restauração e preservação dos mestres saveiristas da Bahia.