Feito Torto Pra Ficar Direito

Artefatos rudimentares à primeira vista, os barcos tradicionais em madeira são máquinas refinadas de navegar. Adaptados a cada recanto da costa, dos rios e das lagoas do Brasil, eles participam da maioria das paisagens mais conhecidas de todas as regiões do país.

Ao longo de 10 episódios, a série "Feito Torto Pra Ficar Direito" documenta o vasto patrimônio naval tradicional brasileiro e discute os aspectos socioambientais das atividades náuticas em diferentes regiões do país.

Brasil, 2019
Direção: Bhig Villas Boas e Vanessa Leal
Classificação indicativa: 10 anos

Episódio 1: Cultura Marinheira

42min
Amyr Klink apresenta histórias de barcos tradicionais no Rio Grande do Sul e mestres carpinteiros, em seus estaleiros familiares, contam a história do homem que se formou engenheiro e hoje ensina a arte naval na escola da UFRG; para eles a construção de barcos é um elemento cultural, que deve ser passado entre gerações para preservar a tradição. Ainda no episódio, os barqueiros explicam os tipos de embarcações e suas diferenças, os altos e baixos da função da pesca e mostram a última canoa de pranchão que ainda navega na Lagoa dos Patos: descoberta pelo pesquisador Lauro Barcelos e restaurada pelo mestre José Vernetti, a "Canoa Tradição" é a única embarcação tombada pelo IPHAN no Sul do Brasil.