Damas do Samba

Uma história centrada nas mulheres e nas grandes escolas de samba cariocas, abordando o trabalho de carnavalescas, passistas e porta-bandeiras.

De Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes até as novas integrantes das escolas, os quatro episódios tratam das raízes do samba, as vozes femininas, o trabalho nos bastidores e o futuro das escolas.

Episódio 3: Estandartes do samba

26min
Carnavalescas, aderecistas e bordadeiras. O episódio mostra as várias facetas das mulheres que trabalham nos bastidores dos desfiles de carnaval, que passam dias nos barracões se empenhando para o sucesso do desfile, seja na concepção criativa da ideia, seja como operárias do samba. Grandes carnavalescas como Márcia Lage e Rosa Magalhães contam um pouco sobre o processo de criação.

O episódio também conta a história da porta-bandeira, que remete à nobreza do século XVIII. Durante os desfiles das escolas de sambas, elas fazem uma apresentação especial para os jurados. Traz ainda as passistas, que são consideradas um ícone do carnaval.  Elas são ao mesmo tempo estrelas e coadjuvantes e representam a beleza do samba no corpo e, mais especificamente, nos pés. A série presta homenagem às eternas passistas: Pinah Ayoub, Nanana da Mangueira e Nilce Fran.