Damas do Samba

Uma história centrada nas mulheres e nas grandes escolas de samba cariocas, abordando o trabalho de carnavalescas, passistas e porta-bandeiras.

De Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes até as novas integrantes das escolas, os quatro episódios tratam das raízes do samba, as vozes femininas, o trabalho nos bastidores e o futuro das escolas.

Episódio 2: Vozes femininas no samba

26min
O samba começou como um gênero predominantemente masculino. Mas grande parte do sucesso desses sambistas coube às vozes de mulheres que revitalizaram o samba com muita suavidade e emoção. Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara formaram a tríade do samba carioca, vozes legítimas da raiz africana no Brasil. Com Clara Nunes o samba arrebatou-se com a força da mulher e segue seu destino até hoje nas vozes de Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Mariene, Castro Nilze Carvalho, entre outras.

O episódio revela para o público o surgimento, atuação e as dificuldades encontradas pelas mulheres compositoras diante do ato de criação e divulgação de suas composições, num ambiente até então exclusivamente masculino. Destaca ainda o papel de mulheres que se tornaram pioneiras como compositoras de samba, como Dona Ivone Lara e Leci Brandão.