Amazônia: Arqueologia da Floresta

A série Amazônia, Arqueologia da Floresta acompanha as pesquisas realizadas no sítio arqueológico Monte Castelo, em Rondônia. Conduzida pelo arqueólogo Eduardo Góes Neves, a série mostra que a presença humana ajudou a moldar a floresta e que, ao contrário do que até então se pressupunha, a Amazônia sempre foi ocupada e transformada pelos povos que a habitam.

Em parceria com os moradores da aldeia Palhau, da etnia Tupari, as escavações encontraram vestígios preservados por milênios entre camadas de conchas e terra. São restos de fauna, sementes de plantas, cerâmicas e ossos humanos, indícios de como viviam os povos da Amazônia há 6.000 anos.

Episódio 1: A terra dos povos

56min
Monte Castelo é um sambaqui fluvial, uma ilha artificial, que foi construído e ocupado a partir de pelo menos 6 mil anos. Localizado na bacia do rio Guaporé, em Rondônia, esse sitio foi escavado pela primeira vez pelo arqueólogo Eurico Miller na década de 80.

Trinta anos mais tarde, foi relocalizado por uma equipe de arqueólogos e as escavações foram retomadas, dando inicio a uma nova etapa de descobertas surpreendentes.

Brasil, 2022
Direção: Tatiana Toffoli
Classificação indicativa: Livre