Programação

6 de junho

00:12

Colostro

+Curtas

14

O curta-metragem de ficção "Colostro", dirigido por Cainan Baladez, Fernanda Chicolet, reproduz a sensação maternal a partir do colostro, que é a primeira secreção da mama após o parto. Rita adota um bebê e tenta produzir esse leite em seus seios. Mas o líquido que sai é vermelho.

00:30

Mestres de Ofício: Pintor de Azulejo

Coleções

L

O programa aborda o trabalho dos pintores de azulejo – desde sua concepção à finalização da pintura do azulejo industrializado – em Salvador-BA e Rio de Janeiro.

01:00

No Ar

Ivana Bentes

Sala de Cinema

16

Miguel de Almeida entrevista a ensaísta e pesquisadora Ivana Bentes. Especialista em Cinema Novo e na obra de Glauber Rocha, ela fala sobre a visão da favela e do sertão no cinema brasileiro contemporâneo, entre outros temas, como o boom de documentários e o desafio da internet.

02:00

Edgar e Ed Rock

Especial Musical

L

O programa exibe o show dos rappers Edgar e Edi Rock, gravado no Festival Batuques no Sesc Santo André em dezembro de 2018. No repertório, composições autorais, rap, hip hop, música black e suingue.

03:00

A Dança dos Paradigmas

Documentário

L

Documentário aborda as múltiplas linguagens do teatro, paradigmas e complexidades do diálogo do novo século, segundo artistas da 1ª edição do Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010. Integra a série Mirada – Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano.

04:00

Afetividade na Terceira Idade

Contraplano

12

Neste episódio, Tadeu Chiarelli, professor e curador de Artes Plásticas, e o artista plástico Luiz Aquila refletem sobre a natureza dos afetos na maturidade a partir dos filmes Chuvas de Verão, Lugares Comuns, O Outro Lado da Rua e Dois Irmãos.

05:00

Alain Fresnot

Sala de Cinema

12

O cineasta Alain Fresnot é o entrevistado do Sala de Cinema. Diretor de cinco longas, entre eles, Ed Mort, Desmundo e Família Vende Tudo, ele conta o início da carreira como montador na Boca do Lixo e relembra sua trajetória.

06:00

Arnaldo Pappalardo

Artes Visuais

10

O episódio apresenta uma visita pelo atelier do fotógrafo e arquiteto paulistano Arnaldo Pappalardo, que além da fotografia como expressão artística, também possui vivência com a fotografia publicitária.

06:30

Ritmos Brasileiros: Forró

Coleções

L

O forró, ritmo que se popularizou graças a Luiz Gonzaga, é tema deste episódio. A história do ritmo, as influências, o modo de vida e a mística nordestina fazem com que o forró atravesse gerações e ganhe novas investidas musicais.

07:00

O mundo não é, está sendo

Paulo Freire, um homem do mundo

L

O programa transita nas bases da formação de Paulo Freire e suas percepções acerca da interação ao outro. Traz luz à cena do teatro sua influência na criação da Cia do Tijolo, que expressa seus conceitos primordiais através dos dramaturgos. O cantor e compositor Chico César se debruça nos ensinamentos do pedagogo desde menino, fez até música para ele.

08:00

Cortiço

Habitar/Habitat

L

Habitar visita três Cortiços de São Paulo, revela quem são seus moradores e como vivem. Cortiço Jandaia, no bairro Bela Vista| Cortiço Canindé, no Canindé e Cortiço 13 de maio, Bela Vista. O especialista Afonso Lopez analisa a situação dos cortiços.

09:00

MAM-RJ

Arquiteturas

L

A série traz diferentes pontos de vista sobre arquitetura, o espaço e sua relação com as pessoas e a cidade. O episódio apresenta os conceitos arquitetônicos do prédio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, de 1948, projetado por Affonso Reidy.

10:00

Vanguart

Especial Musical

L

O programa apresenta o show da banda cuiabana de folk rock Vanguart, gravado no Sesc Pompeia em outubro de 2013. No repertório, canções do terceiro álbum Muito Mais que Amor e os grandes sucessos.

11:00

Dércio Marques / Egberto Gismonti / Peninha

Sr. Brasil

L

O apresentador, Rolando Boldrin, inicia o programa declamando, Pátria Minha, de Vinícius de Moraes.

12:00

Cuidado! Isso é um Jogo e uma Feira!

Estilhaços

L

Neste episódio, discutem-se as noções de ética de comerciantes de uma feira de antiguidades e de jogadores de LARP, um jogo colaborativo de representação de personagens e dramatização de situações.

12:30

Uma Caneta na Mão e um Passaporte no Bolso

Super Libris

L

O programa discute literatura de viagem, com a presença do escritor Luiz Ruffato (1961, Cataguases – MG).

13:00

Conversa Fiada

+Curtas

10

Conversa Fiada acompanha mulheres de cinco municípios do noroeste de Minas Gerais, no Vale do Urucuia, que sediam as últimas estruturas remanescentes de produção artesanal de fios e peças de puro algodão do Brasil.

13:30

Ritmos Brasileiros: Forró

Coleções

L

O forró, ritmo que se popularizou graças a Luiz Gonzaga, é tema deste episódio. A história do ritmo, as influências, o modo de vida e a mística nordestina fazem com que o forró atravesse gerações e ganhe novas investidas musicais.

14:00

Orkestra Bandida

Passagem de Som

L

Neste episódio, os músicos da Orkestra Bandida se reúnem na casa do multi-instrumentista Mario Aphonso III com músicos da Síria, Egito, Turquia e Marrocos e compartilham conhecimentos sobre os instrumentos e a música cigana.

14:30

Orkestra Bandida

Instrumental Sesc Brasil

L

O programa exibe o show da Orkestra Bandida, formada por músicos multi-instrumentistas do Coletivo Tarab, gravado no Instrumental Sesc Brasil em julho de 2019. No repertório, música cigana oriental das culturas do Mediterrâneo e dos Balcãs.

15:30

Calçada da Paulista

Objetos da Cultura

L

O episódio Calçada da Paulista, da série Objetos da Cultura, aborda a representação histórica das calçadas da avenida, do ato de caminhar e das relações dessa ação com o pensamento sob a ótica da filosofia, arquitetura, eutonia, arte e comunicação.

16:00

Tom Zé – Estudando a Bossa

Especial Musical

12

Tom Zé no show Estudando a Bossa Nova mostra toda a sua irreverência apresentando canções baseadas nesse movimento musical.

17:00

Preconceito

Envelhecer

12

O programa investiga as formas de preconceitos comuns à velhice, traz questões relacionadas ao mercado de trabalho, ao transporte público, ao idadismo, ao conflito de gerações e ao velho encarcerado.

18:00

O Brasil Nasceu Urbano

A Cidade no Brasil

L

O episódio traz entrevistas com arquitetos e urbanistas que apresentam e discutem o modelo de ocupação colonial no Brasil a partir do qual se dão o surgimento e a expansão das primeiras cidades no país.

18:30

Dori Caymmi

Passagem de Som

L

Neste programa do Passagem de Som é apresentado o compositor e cantor Dori Caymmi que em depoimento ao programa revela alguns traços de sua influência musical, e referências herdadas por sua tradição familiar.

19:00

O mundo não é, está sendo

Paulo Freire, um homem do mundo

L

O programa transita nas bases da formação de Paulo Freire e suas percepções acerca da interação ao outro. Traz luz à cena do teatro sua influência na criação da Cia do Tijolo, que expressa seus conceitos primordiais através dos dramaturgos. O cantor e compositor Chico César se debruça nos ensinamentos do pedagogo desde menino, fez até música para ele.

20:00

Mercado Central de Belo Horizonte (MG)

Arquiteturas

L

O episódio analisa o espaço do Mercado central da capital mineira, seu impacto na vida da capital mineira, bem como a inserção desse espaço como ambiente para trocas comerciais, sociais e culturais.

20:30

Indivíduos e Comportamento

Galáxias - Olhares sobre o Brasil

12

O programa analisa questões comportamentais e de gênero, preconceitos, direitos civis, o embrutecimento da sociedade e a expansão da violência, racismo, desigualdades, intolerância religiosa, tráfico de drogas e influências e outros temas espinhosos.

21:00

Natureza

Filosofia Pop

L

O programa aborda as relações do termo natureza, com as vivências e desafios do ambiente urbano, as experiências físicas e espirituis dos povos ancestrais com a Pedagoga mbya-guarany Jerá, num debate entremeado pela filósofa Marcia Tiburi e o filósofo Marcelo Perizzolli.

22:00

Cartola 100 anos

Especial Musical

L

Espetáculo gravado em homenagem ao centenário do nascimento de Agenor de Oliveira, o Cartola (1908 – 1980), com participações especiais dos intérpretes Jair Rodrigues, Célia, Milena e Leny Andrade.

23:04

Do que aprendi com minhas mais velhas

+Curtas

L

O filme trata do fortalecimento de laços entre gerações no processo de transmissão de saberes por meio de narrativas orais e ritos do Candomblé.

23:30

De Pé

+Curtas

16

O curta-metragem de ficção, Doubout. Joseph, menino de oito anos, se recusa a aceitar a partida de seu irmão mais velho para a metrópole.

23:51

Humor em Tempos de Cólera: Tapa na Pantera

+Curtas

16

O curta-metragem conta a história de uma senhora usuária de maconha há 30 anos e suas experiências com a droga. Segundo a personagem, em um tom bem-humorado, fala que apesar de fumar diariamente, não sofre perda de memória e nem é viciada.