Programação

Hoje

18 de abril

00:00

Baré, povo do rio

Documentário

L

Dirigido por Tatiana Toffoli, o documentário retrata o cotidiano, costumes e lendas da etnia Baré, cujo território se estende em várias comunidades ao longo do Médio e Alto Rio Negro, na Amazônia, próximo à Venezuela, nas proximidades com o Rio Orinoco.

01:05

Diriti de Bdé Burê

Documentário

L

Documentário etnobiográfico que trata da vida de uma indígena mestra ceramista que trabalha com a feitura da boneca Karajá, na perspectiva de continuidade da cultura, além de manutenção econômica.

01:30

Ismael Nery: as cores da alma

Mundo da Arte

L

O programa aborda a arte de Ismael Nery, considerado um dos grandes nomes da arte moderna brasileira, embora sua obra seja pouco conhecida no Brasil.

02:00

Festival Batuque: Joey Bada$$

Especial Musical

12

O programa mostra o show do rapper norte-americano Joye Bada$$, gravado durante o Festival Batuque, no Sesc Santo André, edição de dezembro 2015.

03:00

Biblioteca Municipal Mário de Andrade

Arquiteturas

L

Um marco da arquitetura art déco na cidade, a Biblioteca testemunha a afirmação de um novo projeto político de modernização e marca a expansão e verticalização de São Paulo, para além dos limites do centro velho.

04:00

Pequena Coleção de Todas as Coisas - Cia Dani Lima

Dança Contemporânea

L

Este episódio de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo Pequena Coleções de Todas as Coisas, com a direção geral de Dani Lima, gravado no Sesc Pompeia em junho de 2014.

05:00

O Teatro Segundo Antunes Filho – A poética do mal

Documentário

10

A montagem de Paraíso, Zona Norte, em 1989, e os espetáculos seguintes revelam a complexidade do sistema criativo do CPT envolvendo ator, cenógrafos, iluminadores e sonoplastas. Antunes aborda as reflexões sociais, éticas e metafísicas que norteiam a cria

06:00

Todas as Notas - Roberto Sion

Todas as Notas

L

O instrumentista, arranjador e compositor Roberto Sion irá comentar sobre o jazz no Brasil. O mix entre jazz e blues, feito pelo quarteto de Nivaldo Ornellas, será abordado por Sion, bem como o trabalho de J.T. Meirelles, percussor do estilo Sambajazz. Al

07:00

Lula Barbosa / Henrique Araújo e Regional Imperial

Sr. Brasil

L

Boldrin, recebe no palco do Sr. Brasil, o cantador, Lula Barbosa (São Paulo – SP) e o músico, Henrique Araújo (São Paulo – SP) que se apresenta com o grupo Regional Imperial (São Paulo – SP) para lançamento do CD de choros assinados por Dominguinhos.

08:00

Feira de São Joaquim BA

Arquiteturas

L

O programa mostra a Feira de São Joaquim, na Bahia, que reúne 5.000 feirantes em 39 mil m2, resgata sua formação nos anos 1950, rememora o incêndio criminoso nos anos 1960 e conta como ocorreram mudanças na ocupação.

08:30

Wilson das Neves

Passagem de Som

L

É apresentado neste episódio a trajetória do percussionista e cantor carioca Wilson das Neves. Também participam do programa o rapper Emicida e o sambista Osvaldinho da Cuíca.

09:00

Documentários Musicais

Contraplano

L

O filósofo Celso Favaretto e o poeta Geraldo Carneiro analisam o boom dos documentários musicais partir de Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Eu Dei; O Homem que Engarrafava Nuvens; Raul – o Início, o Fim e o Meio; e A Música Segundo Tom Jobim.

10:00

Dentes de Aço e a Batalha do Volume

Estilhaços

L

Neste episódio, são contrastadas as noções éticas de dentistas e locutores de ofertas em lojas populares.

10:30

Letras desbundadas

Super Libris

12

O programa discute literatura e desbunde, com uma entrevista com o escritor Luiz Carlos Maciel (1938, Porto Alegre-RS).

11:00

Kodak – Neto Machado

Dança Contemporânea

L

O programa exibe o espetáculo solo Kodak, com coreografia e interpretação de Neto Machado, gravado no Sesc Pompeia. A partir de memórias da infância e adolescência, ele recria o universo de ninjas, mangás e monstros aliando frames e dança.

12:00

Ao vivo

Louceiras

Documentário

L

Dirigido por Tatiana Toffoli, o documentário retrata o cotidiano das louceiras da aldeia Kariri-Xocó em Porto Real do Colégio, Alagoas, a tradição de confeccionar utensílios de barro, costumes e ritos da etnia que vive à margem esquerda do Rio São Francis

13:00

João Rabello

Passagem de Som

L

O programa acompanha o violonista João Rabello em visitas ao ateliê do artista Newton Mesquita, ao violonista erudito Fabio Zanon, ao luthier Shigemitsu Sugiyama e em passagem de som no Sesc Consolação.

13:30

João Rabello

Instrumental Sesc Brasil

L

O programa apresenta show do violonista João Rabello no Instrumental Sesc Brasil. O repertório é composto por trabalhos de seus dois discos: “Roendo as Unhas” (2006), que reúne peças eruditas e populares próprias e de outros autores e o autoral “Uma Pausa

14:30

Veleiros

Habitar Habitat

L

O episódio mostra as particularidades da vida a bordo de veleiros, os desafios imprevisíveis, as aventuras e travessias, o expedicionário Almir Klink, o casal Cecília e Fábio Gandelman, o “charter” espanhol Nestor Sanchez e o aposentado Ari Jhensch.

15:30

Festas Religiosas: Festa de São Roque e Obaluaê

Coleções

L

O episódio mostra o culto e a devoção dos fiéis na Festa de São Roque, São Lázaro e Obaluaê na Igreja São Lázaro e São Roque, na Bahia, bem como o sincretismo religioso que une adeptos do Catolicismo e do Candomblé.

16:00

Todas as Notas - Roberto Sion

Todas as Notas

L

O instrumentista, arranjador e compositor Roberto Sion irá comentar sobre o jazz no Brasil. O mix entre jazz e blues, feito pelo quarteto de Nivaldo Ornellas, será abordado por Sion, bem como o trabalho de J.T. Meirelles, percussor do estilo Sambajazz. Al

17:00

Vale dos Esquecidos

Documentário

12

O documentário, dirigido por Maria Raduan, investiga a história da fazenda Suiá-Missú, no Mato Grosso, que nos anos 1970 era o maior latifúndio brasileiro, e os conflitos entre índios, posseiros, grileiros, fazendeiros e sem terras.

18:00

Fabio Gouvea Quinteto

Instrumental Sesc Brasil

L

O Instrumental Sesc Brasil apresenta o show “Método do Acaso” de Fabio Gouvea Quinteto. Ele é guitarrista, compositor e arranjador. No show mostra músicas de sua autoria e faz uma homenagem a Paulinho da Viola.

19:00

Terapias corporais

Temporal

L

A preocupação com a qualidade de vida fez com que o mercado de Terapias Corporais crescesse bastante. TRAMPOLIM visita uma clínica de fisioterapia comum e terapias alternativas. No estúdio, profissionais contam como entrar nesse mercado terapêutico.

20:00

Cabanagem - Corpo de Dança do Amazonas

Dança Contemporânea

L

O Corpo de Dança do Amazonas traz nesse Dança Contemporânea, o espetáculo Cabanagem: uma obra construída de gestos coletivos e individuais, simbólicos em sua fragilidade e força, mostrando que as motivações da revolta continuam atuais.

21:00

Humor em Tempos de Cólera: A Velha a Fiar

+Curtas

L

Considerado pelos críticos da época como um dos primeiros videoclipes do mundo. “A Velha a Fiar” é um curta-metragem dirigido por Humberto Mauro, de 1964, feito em preto e branco, com a música popular homônima cantada pelo Trio Irakitan.

21:18

Humor em Tempos de Cólera: Até a China

+Curtas

L

Curta-metragem de animação, com direção de Marcelo Marão. Conta a história de um brasileiro que vai à China levando apenas uma bagagem de mão. Curiosidades e estranhamentos ilustram o choque cultural.

21:30

Danças: Catira

Coleções

L

O episódio mostra a catira, dança folclórica caipira brasileira, herança de portugueses e índios que teve adesão de tropeiros e boiadeiros. Os grupos Os Favoritos da Catira (Guarulhos-SP) e Raízes de Pirinópolis (MG) ensinam a tradição do homem do campo.

22:00

Tomie Ohtake, o traço essencial

Mundo da Arte

L

O MUNDO DA ARTE resgata essa trajetória de Tomie Ohtake e destaca seus momentos mais marcantes.

22:30

Fabio Gouvea Quinteto

Passagem de Som

L

O programa mostra o músico e compositor Fabio Gouvea e a mulher fazendo vídeos. Apresenta o professor de guitarra Luiz Benedetti e revisita os locais que marcaram a vida do guitarrista, em Sorocaba. E o ensaio do quinteto no Teatro Anchieta, em SP.

23:00

Bráulio Mantovani

Sala de Cinema

16

O programa entrevista o roteirista premiado Bráulio Mantovani e seu trabalho em filmes como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”.